sábado, 11 de dezembro de 2010

Fontes extravagantes: sinal de qualidade

Fontes extravagantes: sinal de qualidade
Em um artigo do blog Neuromarketing (em inglês), é realizada uma comparação entre o uso de fontes simples e fontes mais extravagantes em um material gráfico ou até mesmo na internet. Eles citam como exemplo os cardápios de restaurante. Mas, como isso se aplica ao nosso trabalho?
Nesse artigo, eles comentam que os cardápios de restaurantes sofisticados apresentam normalmente fontes bem desenhadas, extravagantes. Mas, por quê? Segundo estudos, tudo o que é relacionado a fontes extravagantes (podem ser restaurantes, comércio em geral, cartão de visita etc.), tendem a ser vistos pelas pessoas como mais sofisticados. A impressão é de que aquele produto ou serviço foi feito com dificuldade, com muito trabalho, com muito cuidado e, portanto, tendem a representar produtos ou serviços de ótima qualidade. Isso é inconsciente e, segundo estudos, funciona mesmo.
Porém, devemos prestar atenção em alguns detalhes como, por exemplo, qual é o tipo de produto ou serviço que estamos querendo vender e qual é o seu público-alvo. Certamente, uma fonte muito extravagante não combinará em um material gráfico de uma academia de musculação. Para esse tipo de serviço, as fontes recomendadas são as mais retas e grossas, pois representam vigor, força, energia.
Por outro lado, podemos facilmente utilizar fontes extravagantes em cartões de visita de uma loja de joias, cardápios de restaurantes sofisticados, uma loja de carros clássicos e chiques. Enfim, em todos aqueles produtos ou serviços que podem (e devem) apresentar-se como sofisticados e que devem transmitir a ideia de qualidade superior.
Vamos ver um exemplo de fonte simples:
Agora, um exemplo de fonte extravagante:
Note que no exemplo de fonte simples (Arial) ela é reta, não possui serifas nem enfeites e não aparenta nem um pouco de sofisticação. Já no exemplo de fonte extravagante (Always) podemos perceber sofisticação. É uma fonte com várias curvas, vários enfeites e, até podemos dizer, “traços complicados”. É isso que dá à fonte o ar de requinte à peça.
Observe por onde andar quais tipos de fontes são utilizadas em cada tipo de material ou produto. Note como cada um deles usa um tipo de fonte diferente. Nesses materiais que você vê, essas fontes são sofisticadas ou mais modernas, diretas e simples?
De qualquer forma, conhecendo os tipos de fontes, o seu trabalho ficará com a aparência adequada. Então, mãos à obra! Agora é com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário