sábado, 11 de dezembro de 2010

Como fazer o design de um cartão de visita perfeito [Parte 1]


O blog Webdesigner Depot divulgou um artigo muito interessante sobre cartões de visita. O artigo é em Inglês. Se quiser, você pode ler o artigo original.
Sabemos que o cartão de visita é importantíssimo para a imagem da marca de uma empresa ou marca pessoal. Por isso, é importante que prestemos muita atenção em como desenhar um cartão de visita. A boa primeira impressão é fundamental. Vamos ver alguns itens que devemos levar em consideração para o design de um excelente cartão de visita.
.
O cartão de visita é potencialmente um excelente material para a marca de uma empresa ou profissional. O texto do cartão deve apresentar somente informações básicas e objetivas. As imagens deverão ser tratadas com cuidado. Elas devem mostrar às pessoas todas as qualidades da empresa ou do profissional. Como dizem por aí: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Mas o que quer dizer “design perfeito”? Devido à grande quantidade de tipos de negócios e suas necessidades, é muito difícil definir o que é “perfeito”. O que funciona para alguns tipos de marcas, para outras não. Você tem que usar a criatividade em cima de um cartão de visita básico e entender sobre o campo de atuação da empresa do seu cliente. Existem várias maneiras de capturar a essência da empresa e a atitude que você quer transmitir no seu design.

O profissional

Para transmitir a ideia de profissionalismo, o cartão de visita deve ser claro, limpo e com um design minimalista. A apresentação deve ser clara, com poucas distrações. “Barulho” é ótimo às vezes, mas você precisa saber em que momentos pode fazer “barulho”, e este não é um deles. Para mostrar ao seu cliente que você é profissional, entre, apresente o seu trabalho, e termine. Rápido e objetivo.

Elementos a serem inclusos

Alguns elementos que podem transmitir a ideia de profissionalismo são as fontes da família sans serif, muitos espaços em branco e talvez alguns efeitos de relevo. “Polidez” é a palavra-chave, então a seleção da fonte deve ser justamente assim. As fontes san serif dão clareza, elegância, encaixando perfeitamente nessa abordagem de profissionalismo. Tenha certeza de que o espaçamento entre as letras seja bom. Aproveite bem o espaço em branco deixando com que o texto e as fontes façam o seu trabalho. Finalize o cartão de visita com uma bela impressão tipográfica, ou até mesmo usando um efeito de alto relevo. A polidez com que você faz o design do cartão de visita mostrará que você é um ótimo profissional.

Cores a serem utilizadas

Cores são um outro aspecto a ser considerado. Use apenas uma ou duas cores, para proporcionar um design minimalista. Coloque a maior parte do trabalho no texto, isso fará com que o design seja simples. Tenha isso em mente e escolha as cores que transmitem profissionalismo e que melhor se encaixam no estilo de negócio do seu cliente.
  • O branco clássico transmite pureza e sugere clareza de missão e de proposta.
  • Marrom causa a impressão de estabilidade.
  • Cinza simboliza praticidade.
  • Vermelho também pode ser uma boa escolha; ela comunica paixão pela sua marca.
Gostou? Esta é apenas a primeira parte da série. No total serão seis artigos. Aguarde! Aproveite o seu espaço para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário