sábado, 20 de novembro de 2010

Como Montar - Fabrica de bombons e Ovos de Pascoa

Vale lembrar que a Pascoa já esta ai.

Fornecedor de embalagens e coelhos
www.cromus.com.br - a melhor do mercado

Apresentação

O que há de tão especial no chocolate? Existem pessoas que são verdadeiras "chocólatras" e chegam a fazer acompanhamento psicológico para tratar do vício, tamanho é o desejo irrefreável pelo chocolate. Além disso, bombons são um presente bastante comum entre casais apaixonados - mas de onde vem sua fama romântica?"
Theobroma, que do grego quer dizer "alimento dos deuses", é o nome de batismo do chocolate, que aconteceu em meados do século XVIII. O padrinho foi Carlos Linnaeus, um botânico sueco que conhecia muito bem a trajetória do chocolate através da história dos povos. Mas a história do chocolate começou muito tempo antes, com as civilizações asteca e maia, na América Central, onde hoje ficam os territórios do México e da Guatemala.

Lá no México, os astecas cultuavam o deus Quetzalcoatl. Ele personificava a sabedoria e o conhecimento e foi quem lhes deu, entre outras coisas, o chocolate. Os astecas acreditavam que Quetzalcoatl trouxera do céu para o povo as sementes de cacau. Eles festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos, oferecendo às vítimas taças de chocolate.

Um dia, Quetzalcoatl ficou velho e decidiu abandonar os astecas. Partiu em uma jangada de serpentes para o seu lugar de origem - a Terra do Ouro. Antes de partir, porém, ele prometeu voltar no ano de "um cunho", que ocorria uma vez a cada ciclo de 52 anos no calendário que ele mesmo criara para os astecas.

Enquanto isso, por volta de 600 a.C., os maias, que também conheciam o chocolate, estabeleciam as primeiras plantações de cacau em Yucatan e na Guatemala.

Considerados importantes comerciantes na América Central, eles aumentaram mais ainda suas riquezas com as colheitas de cacau. Acontece que em toda aquela região a importância do cacau não residia apenas no fato de que dele se obtinha uma bebida fria e espumante, chamada "tchocolath". O valor do cacau também estava em suas sementes. Elas eram usadas como moeda. Na época, por exemplo, um coelho podia ser comprado com oito sementes e um escravo por 100.

Até então, o cacau e seu precioso produto, o chocolate, só circulavam pelos rituais, banquetes e o comércio na América Central. Passaram séculos. Em 30 de julho de 1502, o navegador Cristóvão Colombo, achando que tinha descoberto as Índias, baixa âncoras em frente à ilha de Guajano, na América Central. Uma majestosa piroga aborda a caravela de Colombo.

O cacau no Brasil

Alguns estudiosos acreditam que 1665 foi o ano da primeira tentativa de implantar a cultura cacaueira na Bahia. O correto, no entanto, é 1746. Neste ano, o colono francês Louis Frederic Warneaux trouxe sementes do Pará e as plantou na fazenda Cubículo, à margem direita do rio Pardo, na capitania de São Jorge de Ilhéus, hoje município de Canavieiras. As condições climáticas, a topografia e o solo baiano eram propícios à cultura do cacau, por esta razão, a região de Ilhéus acabou se tornando uma das principais produtoras do mundo.

Mercado

O Brasil ocupa a 5º posição no ranking mundial em produção de chocolates, cerca de 305 mil toneladas/ano. Este mercado atrai grande número de empreendedores e, portanto, concorrentes, mas mesmo com a grande concorrência, a fabricação de produtos de chocolate caseiro oferece muitas oportunidades para o pequeno empreendedor.
Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio. 
A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.
Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar,
Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

Localização

Irá depender do tipo de comercialização que será adotada, no caso da comercialização por encomenda, o local de implantação assume papel secundário, podendo situar-se em outras localidades. Já no caso da comercialização por venda direta, se torna fundamental que o fabricante esteja instalado em local com intenso fluxo de pessoas, podendo estabelecer-se em centros comerciais ou em pontos de rua, através de quiosques ou pequenos pontos de venda.

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Estrutura

Este tipo de empreendimento requer um espaço específico, que inicialmente poderá ser de 30m2, sendo que, com o aumento da produção, esse área deverá aumentar gradativamente. Está área deverá ser dividida entre a área de produção e de atendimento.

Equipamentos

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.
Os equipamentos básicos são:
- Eletrodomésticos em geral (freezer, fogões, batedeiras, processadores, liquidificadores, etc.);
- Talheres (garfos, colheres, facas de corte, travessas, bandejas, etc.);
- Máquinas de ralar chocolate;
- Balanças eletrônicas;
- Derreteiras, estufas e formas, etc.

Investimento Inicial: 

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 60.000,00

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que, deve-se contar com: doceiras, auxiliares de doceiras, auxiliar de escritório, etc. 
Todas as pessoas que trabalham com você devem ter algumas características para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente para você e seus funcionários. Conheça aqui os cursos que vão aprimorar seu conhecimento empreendedor http://www.sebrae-sc.com.br/treinamento 

Clientes

Os principais clientes são pessoas que compram chocolates principalmente para presentear, mas existe também um grande público formado por restaurantes, lanchonetes, lojas de doces, bares, padarias e empresas.

Produção

È fundamental dimensionar a produção antes de adquirir algum equipamento, como também deve ser feita uma rigorosa previsão de vendas e produção. 

Processo produtivo

Passa pelas seguintes etapas:
- Compra da Matéria-Prima;
- Processamento do Produto;
- Atendimento ao Cliente.

O processamento

Segue os seguintes passos:
- 1º. Ralar: O chocolate (barras) deve ser ralado;
- 2º. Derreter: Derreter o chocolate, parece muito simples, e é, mas seguindo as técnicas adequadas. Para que o chocolate fique com brilho, textura boa e quebra (crocância), a temperatura nunca pode ultrapassar 42º. Pode ser feito através dos seguintes processos:
* Derretedeira: É a melhor e mais adequada maneira para essa operação, existe um equipamento próprio e especial para garantir e facilitar esse trabalho. 
* Microondas: Seu uso, para o derretimento, é perigoso pois por sua agilidade pode aquecer além do necessário alterando a estrutura do chocolate. 
* Banho-Maria: Esse processo também pode ser utilizado, porém, deve-se tomar cuidado com o vapor, pois em contato com o chocolate, pode altera-lo, danificando o produto. 
- 3º. Temperagem: É a mais importante, depois de derretido e muito bem misturado, deve-se jogar esse chocolate sobre uma pedra (mármore ou granito) longe da cuba da pia, pois a umidade pode comprometer o produto. Na falta dessa pedra, derramar sobre um refratário raso e largo, e iniciar movimentos com uma espátula. Testar a temperatura, 29º, encostando um pouco de chocolate logo abaixo dos lábios, a sensação deve ser fria. Para que o chocolate cristalize perfeitamente, essa operação deve ser efetuada à risca, o movimento é fundamental durante o resfriamento pois o chocolate não deve esfriar parado. 
Sempre o chocolate deverá passar pela Temperagem antes de utilizado. 
- 4º. Produtos: Podem ser:
* Ovo de Páscoa. Aplicar 3 camadas de chocolate. A cada camada retirar o excesso cobrir com papel manteiga e levar à geladeira virado para baixo. Na última camada fazer as bordas. 
* Ovo Recheado. Aplicar 2 camadas de chocolate, uma de recheio, e vedar com outra camada de chocolate. Fechar bem para que o recheio não escape. 
* Bombons. Para as casquinhas, 2 camadas de chocolate é o suficiente, aplicar o recheio e tampar com o chocolate. As camadas devem ser bem finas. 
* Banhos (trufa, pão-de-mel). Mergulhar a peça no chocolate e retirar com um garfo próprio para essa operação. Depositar em uma bandeja forrada com papel manteiga e esperar pela secagem. Em dias muito quentes levar à geladeira por alguns minutos apenas, recortar as rebarbas. 
- 5º. Embalgem e Armazenagem: Embalar com papel chumbo para vedar bem e conservar a qualidade até a hora do consumo, devem ser armazenados em latas bem fechadas ou caixas de papelão, longe da luz, calor e umidade, esses seus maiores inimigos.

Diferenciar o produto e serviços

Inovar nos sabores, nas texturas e explorar diversos formatos, essas são algumas das saídas para se difenciar o produto.
Pode-se, ainda, oferecer serviços adicionais, como decoração de mesas, entrega em domicílio, etc.

Divulgação

Há várias formas de se estar divulgando os produtos, tais como:
- Confeccionar cartões, folhetos e catálogos, para melhorar a apresentação junto aos clientes;
- Ofereçer sempre novidades para diversificar a clientela e não economizar na apresentação dos produtos. A embalagem é um excelente cartão de visitas;
- Levar amostras grátis na venda, fazer degustações (elas são essenciais, pois mostrarão ao cliente em potencial que o dinheiro desembolsado será por um produto de qualidade).
O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.
Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.
Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

Lembretes importantes

Alguns lembretes importantes:
- Estar sempre diferenciando o produto, mais do que com recursos e equipamentos, criativamente na elaboração e na comercialização dos produtos e serviços;
- Lembrar sempre que, além do chocolate em si, os consumidores compram conceitos de novidade, satisfação e exclusividade; 
- Ter disponibilidade de tempo, experiência e muita paciência são ingredientes que guardam tanto o segredo do sucesso quanto encontrar o ponto certo do chocolate.

Começando

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.

Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos.
Conheça aqui os cursos que vão aprimorar seu conhecimento empreendedor http://www.sebrae-sc.com.br/treinamento

Eventos 

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos: UBRAFE

Legislação

Os passos para registro de uma empresa industrial 

Veja também

Os riscos da informalidade 
Qualidades do Empresário de Sucesso 

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae 

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina; 
- em CD Rom, 
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Sites Interessantes 

Pesquise o assunto também no site do -Serviço Brasileiro de Resposta Técnica que é uma rede de informações via internet que fornece informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer ponto do país. Para utilizar gratuitamente os serviços do SBRT, é necessário apenas cadastrar-se no portal. 

- Datamaq - http://www.datamaq.org.br/sebrae/ - Os empresários poderão consultar mais de quatro mil indústrias, 43 setores, cinco mil máquinas e equipamentos, além de 291 instalações. É um excelente espaço para as micro e pequenas empresas que necessitam de informações sobre fabricantes de máquinas, especificações técnicas e sobre aplicação no processo produtivo.

Um comentário:

  1. Olá gostaria de receber mais ajuda para montar uma fábrica de chocolate, o que vocês podem me ajudar? Quero encontrar alguem para elabora as embalagens.
    Obrigada.

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